sábado, 9 de julho de 2011

OS GAROTINHO NA PAÍS DO SINISMO

A MULHER (DES)MARAVILHA E O ZORRO FORA DE FORMA


Oi, gente! Obrigado pelos e-mails e mensagens SMS. Recebi e-mail de um grande amigo me dizendo que o artigo “A Cantora Gritante”, de terça passada, está “dando panca”. Não tive acesso a maiores detalhes. Mas os Garotinho não estão nem aí. Pois, enquanto cai, hoje, o Ministro dos Transportes – leia-se Alfredo Nascimento, PR e Cia. Ilimitada - , os Garotinho aparecem no Blog do Roberto Barbosa, de zorro, ele, e, ela, de não sei o quê. O que é bem o seu estilo. Não ter estilo. Diz o cara que a veste (um pesudoestilista, indicado por Carlos Roberto Gomes e Cia.) que ela precisa de coisas espalhafatosas, pendurucalhos e enfeites para se sentir feliz e bem vestida. Ora. Outra Porcina?
Temos uma coleção investida na figura multimídia: o Kitsch de teatro. Qual teatro? O Teatro Escola de Cultura Dramática, da qual foi atriz, óbvio! Quem não assistiu à Mana Chica do Caboio, A Grande Estiada, entre tantas outras farras do Grupo, à época a frente do Teatro de Bolso. Sempre quis ser uma estrela! É inteligente, sagaz, aprendeu muito com o marido, mas o gosto é estrondosamente falso barroco – A Gaiola das Loucas – uma mistura de Vaudeville com Comédia da Arte. A sociolinguística tem um nome para isso: retroflexo, ou seja, caipira. É! Os Garotinho são caipiras, mas espertos. Gentis com quem lhes convém, rancorosos, dão voltinha atrás, todavia, não tem o menor superego. Também, nunca leram Freud. Preferem o Picadeiro, o ruflar de tambores, a trombeta, o trombone e óbvio um pudim de sobremesa. Zorro e Macabéa Isabel de Matheus Orleans e Bragança Rosa Diotima dos Goytacazes. Prefeita de fato. Eleita por um povo com fome. De quê? Não sei. Não decifro enigma da esfinge campista, aquele índio que ficava ali na entrada da cidade e Roberto Henriques mandou derrubar. Índio queria apito e deram-lhe um tombo!
Diz Roberto Barbosa em seu Blog: “Foi protocolado em Brasília um pedido de Certidão junto a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE). É o povo querendo saber o destino do processo que pede a cassação do mandato eletivo de Rosinha Garotinho (PR) por conduta vedada durante a eleição.”
Aopskaopskaposkaopskopas. (Gargalhada!) O aqué tá em cima!
Aliás, Roberto Henriques tem mostrado sua carteirinha de O Senhor dos Anéis. Diferente no estilo, também seguidor da Bíblia, não quer com ele ninguém do supletivo. Optou por doutores. UENF, FENORTE, ET e TAL. Raposão! Tá assim com Sérgio Cabral, assim, ó! Bem. O mundo é daqueles que mostram a cara e não caem na armadilha dos coiotes.
Aprenda Paulo Feijó. Você ninguém consegue esquecer. Nem a sua renúncia! Um Elvis na política! Campos não tem nada para se orgulhar de seus políticos. Mas tem que se orgulhar de ter o maior picadeiro (ambivalência: Aopskaopskaposkaopskopas). Para Octavio Paz, Prêmio Nobel, a gargalhada é a metáfora do ânus, o tripartite – Campos, o Estado e o País. E olha que o Petróleo que vem aí vai dar para fantasias mais originais, quem sabe, e também mais caras! Dinheiro do POVO!!! Cadê você, povão? E o pagode? E a farra dos bois de avenida? E o Carnaval? E o Jongo? E o ageum? Meu Deus... só dívidas... culturais no que me interessa.
E tem novidades pintando no pedaço! Depois da EXpoagro. Plim, plim!